quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Entrevista com: Luciana

Bom dia, boa tarde, boa noite, telespectadores!!
(adorava quando o Raul Gil mandava as crianças falar ‘telespectadores’, ficava em casa tentando junto!)

Hoje temos aqui a formosa rainha fina flor do brega.
Trilha de fundo: ~ADOCICA MEU AMOR, ADOCICA~
Menina @Luciana veio pra falar um pouco sobre esse estilo de música que ultrapassou todos os portais e hoje é um estilo de vida.

Luciana: Olá! ~fazendo dancinhas~ Sou Luciana, queria ser chacrete, mas sou arquiteta e brega, chuleio, caseio, bordo, faço artesanato e ainda faço 1000 docinhos fondados com 1 lata de leite condensado!
Vou confessar pra vocês que o maior medo do meu pai é que eu acabe como o Falcão, aquele lindo e arquiteto! :D
Um dia conversando com uma amiga, ela achou que eu deveria registrar esse meu conhecimento sobre o que tange a questão do brega, relutei, mas acabei acatando e foi aí que comecei a escrever, assim nascia o blog: “A fina flor do brega”!
Um ano depois lancei nosso primeiro CD - A Fina Flor do Brega - O melhor do pior.


As canções do CD vocês podem ouvir aqui: http://grooveshark.com/playlist/Brega/33690312 
e aqui: http://www.4shared.com/folder/npILtN20/musicas.html
Gostaria de dizer a amiga Carla que é um prazer recebe-la aqui no meu sofá de oncinha. Carlinha, acomode-se no sofá de oncinha, apoie os pés sobre o puff de zebrinha e sob a luz difusa do abajour lilás vou contar tudo sobre o brega!


CarlaAoVivo: Obrigada, sua linda e vamos lá: Por conta de você ser arquiteta, influencia muito ou pouco na paciência e no jeito que você tem pras ~coisas manuais~ (tipo as vilas de natal)?
-Ahhh o brega é tudo! O brega é uma coisa que relaxa a gente e consequentemente torna qualquer outra coisa divertida, trabalho ouvindo brega!

O brega, ele já transcendeu mundos e hoje você acha que ele virou o TecnoBrega? Você aceita o TecnoBrega?  
-Olha, não aceito! O TecnoBrega pra mim é igual a quem faz pavê ... não respeito!
http://youtu.be/HXMXwBQhEPU
Eu gosto do brega de raiz, aquela coisa da dor de cotovelo amarrada numa tipoia de filó cor de rosa! Chorar ouvindo Matriz ou filial, borrar os olhos, essa coisa passional!
Não é lindo o verso: “ Se eu não posso sustentar os sonhos dela, se nada tenho e cada um vale o que tem...”. Isso me corta o coração!
Vocês sabiam que Lindomar Castilho assassinou a mulher? Crime passional... Lindomar cantava: “Você é doida, desalmada e atrevida sempre quer alguém na vida só para fazer sofrer...”
Não defendo, claro... mas o brega de raiz tem essa nuance de um drama mexicano!
E Amado Batista na canção: “O lixeiro e a empregada” com os versos: “eu era lixeiro, você a empregada... a gente se olhava e se encontrava na mesma calçada.”
Esses versos não são para os fracos, minha gente!

Tava ali lendo seu blog e o Orkut é aquela coisa que a gente considera brega hoje e sempre amém, né? Saudades Orkut?
- Muitas! O orkut é uma rede social brega! E as comunidades?



Vocês sabem quem foi Claudia Barroso??? Pois deveriam... um ícone!

E tem muitas outras, o orkut acolheu a cafonice! O orkut pra mim é a casa da grande família!

Eu tenho 21 anos mas é como se tivesse 87 e sou fã de Wando a ponto de jogar minha calcinha pra ele se vivo ele estivesse. O que você diria pro Wando, o Rei do Brega, que está nos lendo tenho certeza de onde quer que ele esteja (espero que tenha Wifi)?

- Gente... Wando! Wando é um caso a parte na MBB (Musica Brega Brasileira)!
Permita-me contar um pouco sobre a trajetória deste gênio da música brega:
- Wando começou cantando samba, mais precisamente o que chamavam

"samba-jóia", que era ritmo cantado por artistas como Benito de Paula e Luiz Ayrão, se dedicou a este ritmo até 1978, que foi a época em que aderiu de vez ao estilo romântico;

-Trabalhou de feirante em Volta Redonda no ano de 1968, à noite era músico de bailes. Graças a um amigo, largou o trabalho de feirante e foi viver de música, sua carreira engrenou em 1971 quando compôs "O importante é ser fevereiro" que foi sucesso na voz de Jair Rodrigues;

-A partir do AI5 o ato de cantar e compor era praticamente caso de polícia. Era a censura sobre a nossa música. Enquanto Caetano e Chico Buarque eram considerados artistas "malandros", por na sua música denunciarem o que acontecia, Wando, Luiz Ayrão e Benito de Paula eram considerados "picaretas" por num período tão conturbado fazerem composições mostrando o "lado cor de rosa da sociedade".Mesmo assim, Wando teve algumas de suas composições vetadas pela censura;

-Em 1977 Wando compôs uma música chamada "Presidente da favela" onde fala de um lider comunitário: "Dalvino de Freitas, presidente da favela
onde tenho meu barraco
disse que agora na favela é outro papo
vamos ter ruas calçadas e água boa pra beber
pra você ver!"

Termina os versos dizendo que, na impossibilidade de se eleger um presidente da República, que elegessem um presidente pra favela!
Essa música inspirou uma crônica de Carlos Drummond de Andrade, publicada em 1977;

-Em 1978, compôs "Emoções", aproveitando o rastro e a porta que se abriu por Agnaldo Timóteo para a "música cafona";

- Wando assim como Benito de Paula e Luiz Ayrão sequer constavam na Enciclopédia da música brasileira, sequer tinham sua obra registrada no Museu da Imagem e do som;

No dia 08/02/2012, numa manhã cinza sob o enebriar da garoa soube que Wando nos deixou... mas deixou esse legado maravilhoso da sua música!
O que me deixa muito triste foi que não houve tempo de um cruzeiro com Wando.
E nem tempo dele ver minha versão de Fogo e Paixão aka “Fire and Feelings” ser gravada pela Mariah, era um sonho, gente...
Fala a verdade se vocês já não estavam realizando Mariah entoando os versos:
You are light
Is tunder and moon light
Morning of sun ...
My Ia ia , my iô iô !
You like does... and never say no
When you so crazy kiss my lips and love me in the floor...
Wando, onde você estiver, te amo! ~coração cas mão~

O Chacrinha, gente, (eu seria Chacrete dele facilmente) você acha que ele faz falta presse mundo brega? Presse estilo de vida brega?
- O Chacrinha foi uma perda enorme, sinônimo do brega, praticamente! E as chacretes? Os nomes, figurinos... o conjunto da obra é de uma cafonice ser par! Sensacional!
Nunca houve alguém como Chacrinha, tinha o Bolinha, mas ele nem tinha cacife pra concorrer com o Chacrinha!
Quem mais reuniria num só programa toda essa galhardia? Naquela clima maneiro, jogando abacaxi e bacalhau pra plateia?? Juntar tanta gente bonita cantando?
Chacrinha, onde você estiver, um beijo, seu lindo!


Pra você, de verdade, quem é o mestre e a rainha do Brega?
- Olha, essa pergunta é muito difícil! São muitos artistas maravilhosos... serei injusta escolhendo apenas um casal... minha playlist tem todos que adoro, escutem... divirtam-se e tirem suas próprias conclusões!

No ping pong brega eu te pergunto:

Fagner ou Beto Barbosa?
- Beto Barbosa

Chacrinha ou Silvio Santos?
- Chacrinha, embora eu ame Silvio!

Gretchen ou Rita Cadillac?
- empate tecnico


Qual Chacrete você falava “sou a chacrete tal”?
- Eu queria ser Fátima Boa Viagem!
Vanusa ou Rosemary?
- Vanusa! Sempre! Btw, Vanusa tem meu amor pelo motivo que: gravou uma versão de I´ll survive (Eu sobrevivo) feita pelo Paulo Coelho!


CarlaAoVivo: E pra terminar, eu acho que todo mundo tem uma alma brega, um coração brega, um cabelo brega, uma roupa brega, ALGUMA COISA certeza é brega em você. Se você não sabe, a Lu tem um post com um teste pra você saber se é brega ou não: Você é brega? - Corre lá e faça o teste pq acho que você merece saber o quanto é brega na vida.

Luciana, sua linda, eu agradeço pela bagagem brega que você carrega com você, acho que o mundo é bom ainda pq existem pessoas, como nós, que amam um bom brega. *polêmica*

Pois é, Carlinha, como digo em algumas situações: Quem nunca foi brega que atire o primeiro buda espelhado! Foi uma alegria estar aqui! Poder falar dessa gente linda do brega, to emotivada!
É isso, ouçam brega, divirtam-se! Dancem... pq: Deus é pai, Daniel é filho e Elymar é Santos!!!

Uns beijos pra vocês! 
Bom fim do mundo e tal!

~<3

Nenhum comentário:

Postar um comentário